Porque os sonhos tem significados? O que os estudos dizem?

Durante séculos, as pessoas questionaram o significado dos sonhos. As primeiras civilizações pensavam nos sonhos como um meio entre os humanos e os deuses.

Os gregos e os romanos estavam convencidos de que os sonhos podiam prever o futuro, assim como onde encontrar os significados de muitos dos sonhos. Desde então, os tempos mudaram.

Agora existem muitas teorias diferentes sobre os significados dos sonhos e a interpretação dos sonhos. Neste artigo, analisamos o que acontece enquanto sonhamos e se nossos sonhos têm algum significado.

O que acontece enquanto sonhamos?



Os sonhos são essencialmente estórias que jogamos na nossa cabeça durante a noite; eles podem seguir uma narrativa linear ou ser abstratos.

Os cientistas estimam que temos aproximadamente 3-6 sonhos em uma noite e cerca de 95% desses sonhos são esquecidos na manhã seguinte.

Por que sonhamos?

Os sonhos ocorrem durante o ciclo REM do sono. Durante o sono REM, seus olhos se movem rapidamente em diferentes direções.

Normalmente, o sono REM acontece 90 minutos depois que você adormece. Você tende a ter sonhos intenso, como é o caso como sonhar com sexo, durante este tempo, já que seu cérebro está mais ativo.

Será que os sonhos realmente significam algo?

Embora muitas vezes gostemos de recordar nossos sonhos no dia seguinte, é importante decifrar se há algum significado nos significados dos sonhos, como é o caso de sonhar com coisas impactantes, como nossa mãe, com parentes amados ou com a família.

Há muitas teorias diferentes quando se trata de interpretação de sonhos e se eles significam algo, e a maioria dessas teorias oferece visões diferentes.

Uma teoria neurobiológica do sonho é a Hipótese de Ativação-Síntese. Esta foi proposta por psiquiatras da Universidade de Harvard, onde, a teoria afirma que os sonhos na verdade não significam nada.

Em vez disso, eles são meros impulsos elétricos do cérebro que puxam pensamentos e imagens aleatórios de nossas memórias. A teoria sugere que os humanos constroem histórias de sonhos depois de acordar. Esta é uma tentativa natural de dar sentido a tudo isso.

Entretanto, o renomado psicólogo Sigmund Freud pensava o contrário. Ele acreditava que os sonhos revelavam inconscientemente conflitos ou desejos reprimidos, como você pode ver o significado de sonhar com fezes aqui no site. Segundo Freud, os sonhos são imagens de um desejo ou impulso da infância que desde então tem sido reprimido.

É por isso que Freud estudou os sonhos para compreender a mente inconsciente. Portanto, de acordo com Freud, seus sonhos revelam seus desejos reprimidos para você.

Outra teoria é a Teoria da Simulação da Ameaça, que descreve os sonhos como um mecanismo de defesa que nossos cérebros colocaram em prática para nos preparar para eventos assustadores.

Isto nos permite enfrentar nossos medos em uma simulação segura. Esta teoria acrescenta que "as crianças que vivem em um ambiente em que seu bem-estar físico e psicológico é constantemente ameaçado, devem ter um sistema de produção de sonhos e simulação de ameaças altamente ativado.

Se quisermos acreditar nesta teoria, poderíamos supor que sonhamos mais frequentemente quando estamos em um estado de medo ou ansiedade.

Como interpretar os significados dos sonhos?

A interpretação dos sonhos permite compreender se seus sonhos estão revelando algo para você. Há certas coisas que você pode fazer para decifrar os significados de seus sonhos.

Quais são os benefícios de sonhar?

Embora possamos não saber muito quando se trata de significados de sonhos, mais pode ser dito sobre os benefícios de sonhar.

Por exemplo, a etapa REM na qual sonhamos também permite que você comprometa coisas que aprende com a memória, o que significa que sonhar ajudará nos processos cognitivos. Além disso, os sonhos oferecem benefícios emocionais, como a introspecção. 

Comments

Popular Posts