Conheça mais sobre o Partido dos Trabalhadores


O Partido dos Trabalhadores (PT) ficou conhecido pela sua longa atuação na história da política brasileira, se tornando então um dos maiores partidos do Brasil.  
Foi responsável por liderar diversas lutas, eleições estaduais e nacionais e também por se envolverem em diversas polêmicas.

O partido nasceu com a luta em favor dos movimentos contrários ao poder dos anos 70 e 80. O movimento “Diretas Já”, buscava o retorno pelas eleições diretas para todo o âmbito nacional. Em um cenário composto por diversas lutas políticas, econômicas e sociais, que Luiz Inácio Lula da Silva se tornou o principal líder e fundador do partido.



Em 1982, ano em que o partido se tornou oficial, o PT já conseguiu eleger o seu primeiro representante, Gilson Menezes, que conquistou a posição de prefeito de Diadema, São Paulo.

Em 2002, o partido conseguiu finalmente atingir o seu objetivo, com quase 53 milhões de votos, Lula chegou ao planalto, se tornando o segundo presidente mais votado do mundo, o presidente defendeu a combinação do crescimento econômico, sustentabilidad4e e a inclusão social, ampliando os empregos e reduzindo a pobreza.

No entanto, o PT também se envolveu em diversas polêmicas com o decorrer do seu governo, a primeira, ficou conhecida como “Mensalão”, onde líderes do partido foram pegos pagando quantias para que alguns parlamentares aprovassem as leis referentes ao seu governo. Diversos políticos foram afastados dos seus cargos, e as investigações se estenderam por cerca de 8 anos, até que em 2012 ocorreu o julgamento do processo, sendo liderado pelo Supremo Tribunal Federal.

Com o passar dos anos, o Partido dos Trabalhadores foi se envolvendo cada vez em mais escândalos, o que resultou no Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que assumiu a presidência logo após Lula. Dilma recebeu cerca de 46 denúncias por crime de responsabilidade. Foram realizadas diversas investigações de cada uma das denúncias, até que em maio de 2016, a presidente foi afastada com 55 votos a favor.


Comments

Popular Posts