Como funciona uma ação trabalhista?


O Brasil é um dos países que mais conta com processos abertos no mundo, e a grande maioria envolve os meios trabalhistas.

A ação trabalhista é requerer aqueles direitos que foram violados ou não respeitados pelo empregador, ou seja, quando as leis da CLT não são seguidas, nesses casos cabe então entrar com um recurso para requerer os direitos.



O processo inicia, quando o requerente entra com uma petição inicial, onde descreve os fatos que ocorreram e quais direitos foram violados, esse pedido pode ser feito pela vítima ou pelo advogado que irá representar o empregado. Mas é importante lembrar, que existe um prazo de 5 anos, para que esse pedido possa ser realizado, após esse prazo, a Justiça do Trabalho não aceita tais pedidos.

Para dar entrada com a ação, o empregador deve comparecer a Vara do Trabalho mais próxima, munido dos documentos pessoais e comprovantes que possam servir de provas, como contracheques, extratos, etc.

No entanto, existem vantagens e desvantagens de entrar com uma ação desse porte:

DESVANTAGENS

- Demora na solução do caso

Os processos podem demorar cerca de 10 anos para serem solucionados, isso porque o Brasil conta com um dos sistemas mais cheios de processos do mundo, mesmo os processos trabalhistas sendo resolvidos com maior facilidade ainda sim podem demorar para serem julgados.

- Incerteza do veredito

O resultado do processo depende da capacidade de argumentação perante o juiz, para isso é importante reunir o máximo possível de provas que possam ajudar a traças o rumo certo para a sentença final, já que basta um argumento mais profundo para que a sua tese seja vencida.

VANTAGENS

- Processo analisado por um profissional

O juiz da Justiça do Trabalho é o responsável por julgar e dar o veredito final para as ações trabalhistas. No entanto, esses são conhecedores das leis e sempre imparciais, com entendimento para resolver diferentes casos que aparecem para ser julgados.

- Possibilidade de ter o objetivo conquistado

Assim como a ação pode não atingir o resultado que você espera, ao entrar com o processo, você já inicia com seus direitos a frente, podendo ser beneficiário daquilo que sofreu. O processo trabalhista garante que a sentença não ficará apenas no papel, mas sim que deverá ser cumprida.

Comments

Popular Posts