Fuja de São Paulo - Saiba os melhores lugares para se esconder nas férias

Quando nós pensamos em uma grande cidade, automaticamente o que nos vem em mente é quase sempre o mesmo cenário: grande concentração de cor cinza, carros por todos os lados entupindo as ruas e pessoas estressadas, porém, quem pensa que todo grande centro é assim, está enganado! Muitas cidades do Brasil vêm se destacando por oferecerem a seus moradores e visitantes bons serviços e boa qualidade de vida; entre elas se destaca a capital paranaense, que possui excelentes restaurantes, bares, museus, cinemas, hotéis em Curitiba e uma excelente infra-estrutura e qualidade de vida para seus habitantes.

Quando andamos pelas ruas da cidade, imediatamente percebemos que ali se vive bem, não somente pelo sistema de transporte que é totalmente inovador e contribui para que o trânsito flua de forma correta, mas também pela grande quantidade de área verde existente nas ruas que estão repletas de árvores e flores. O verde que se faz presente nas ruas também está espalhado pelos mais de 30 parques urbanos e praças da cidade, que são a marca registrada de Curitiba e já fazem parte do cotidiano do povo Curitibano. É comum ver a população descansando nos belos parques e praças no intervalo do trabalho.


Durante os anos 70, a prefeitura de Curitiba iniciou os projetos para construção de novos parques e praças na cidade, o trabalho visava trazer mais opções de diversão e lazer para a população, além de evitar problemas de saneamento básico como enchentes e problemas de habitação como invasão de áreas que não são seguras para moradia. Os projetos deram mais do que certo e, atualmente, se você visitar a capital paranaense, deve obrigatoriamente conhecer alguns de seus belos parques e praças. Vamos conhecer alguns deles?

Praça do Japão

Em meio a uma área muito arborizada do bairro Água Verde se localiza a Praça do Japão. Criada para homenagear a população nipônica da cidade, a construção da praça iniciou-se em 1958 e teve fim em 1962; no ano 1993 o local foi reformado e recebeu o Portal Japonês e o Memorial da Imigração Japonesa. A Praça do Japão possui jardins que remetem à cultura japonesa, com cerejeiras, lago com carpas e um museu.  O local é um dos favoritos entre os noivos para as fotos após a cerimônia de casamento.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991. Sua arquitetura, inspirada nos jardins europeus, encanta todos os visitantes. A grande estufa do jardim abriga uma grande diversidade de espécies da flora brasileira; o local é ideal para ser visitado em família, pois enquanto os pais admiram a bela paisagem do local, os filhos se divertem aprendendo sobre as plantas. Dentro das dependências do jardim encontramos o Museu Botânico Municipal, teatro, espaço para exposições e também uma biblioteca. O Jardim Botânico de Curitiba é referência quando o assunto é o estudo da flora brasileira.

Passeio Público

O Passeio Público foi o primeiro parque urbano fundado na cidade de Curitiba. Enquanto a maioria dos parques foi inaugurada a partir dos anos 70, o Passeio Público teve sua visitação aberta em 1886. O local é um verdadeiro refúgio ecológico em pleno centro de Curitiba; ele possui lagos, ilhas, pontes, uma ciclovia e até mesmo alguns animais silvestres. Nas redondezas do parque encontramos outros atrativos propícios para o lazer, como o shopping Muller e o Museu Oscar Niemeyer que vale a pena a visita.

Curitiba é uma cidade que encanta, por isso, cada vez mais turistas visitam a cidade. Se você se interessou pelos pontos turísticos, não deixe para organizar sua viagem para Curitiba em cima da hora. Que tal já pesquisar as passagens e efetuar a reserva hotel com antecedência? Só assim você poderá ter a certeza que a cidade será seu próximo destino turístico. Então, boa viagem!


Comments

Popular Posts